A JKA PORTUGAL representa uma ligação entre Associações de Karate,

que proporciona a todos os seus praticantes os princípios da Escola JKA

e o seu "know-how” técnico, adquiridos directamente no Japão.

  • 1

Participação no Campeonato da Europa JKA

Mais uma participação da JKA Portugal no Campeonato da Europa da JKA, desta vez na Sérvia com uma equipa de 5 praticantes e o treinador Pedro Carreiro.

Parabéns a todos pela dedicação e disponibilidade para participar em mais um evento internacional.

Oss!

Estágio de Primavera 2018

O Estágio de Primavera da JKA-Portugal realizou-se durante os dias 16, 17 e 18 de Março de 2018 em Lisboa, tendo como convidado especial Keisuke Nemoto Sensei, 5ºDan JKA HQ, instrutor permanente no Honbu Dojo em Tóquio.
O 1ºDia foi dedicado ao habitual treino de instrutores no Hoitsugan Dojo em Lisboa, com a participação de mais de 30 instrutores.

Ao nível do Kihon, foram treinadas várias técnicas (Chudan Choku-zuki, Jodan Kizamizuki-Chudan Gyakuzuki, Chudan Shuto Uke e o Maegeri) demonstradas pelo Nemoto Sensei com a referência e a chamada de atenção para os pontos importantes durante a execução de cada técnica, a postura, a rotação das ancas, o foco e o Kime. Ainda, foram abordados pontos específicos nas posições zenkutsu dachi e kokutsu dachi durante o deslocamento.
O Kihon Ippon Kumite (ataques – Jodan, Chudan e Maegeri e as respectivas defesas) foi demonstrado pelo Nemoto Sensei com as diversas correções e pontos importantes que caracterizam este tipo de Kumite, o qual é efetuado nas competições do escalão pré-infantil e infantil, bem com nos exames de qualificação internacional da JKA World Federation de instrutor e examinador.

A Bassai Dai foi a Kata escolhida para a fase final do treino com a revisão dos pontos característicos.
No 2ºDia foi efetuado Kihon, de acordo com as várias graduações, com a especial atenção para os pormenores na sua correcta execução e abordados vários tipos de Kumite, onde foram focados os pontos para treino (distância, timing, foco, kime e zanshin).

O Torneio de Katas (eliminatórias) realizou-se para os escalões dos 6 aos 13 anos onde participaram cerca de 80 crianças com o programa de Katas (Taikyoku Shodan, Heian Shodan, Heian Nidan, Heian Sandan, Heian Yondan e Heian Godan) que puderam ser livremente escolhidas pelos praticantes para apresentação.
Participaram cerca de 20 árbitros com a qualificação JKA.

Treino variado e dinâmico para as crianças sob a direção do Nemoto Sensei.

Na parte da tarde, realizaram-se os exames de graduação e de qualificação internacional.
GRADUAÇÕES DAN JKA
1ºDAN – 4 candidatos
2ºDAN – 2 candidatos
3ºDAN – 2 candidatos
QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL JKA
Instrutor D – 6 candidatos
Examinador D – 1 candidato
Todos os candidatos tiveram aprovação nos respectivos exames.

No 3ºDia realizaram-se as finais do torneio de Katas, com a entrega dos certificados a todos os lugares do pódio, na presença do Nemoto Sensei, José Pacheco Shihan e António Pula Sensei.

Os fundamentos técnicos da Kata estiveram a cargo do José Pacheco Shihan onde foram abordados vários pontos comuns nas técnicas como sejam a postura, a rotação das ancas, o esticar da perna de trás, o hikite, o foco, a execução dos movimentos lentos e rápidos, o Kime e a respiração, com exemplos práticos nas Katas.
Nas graduações de Kyu´s, as Katas praticadas foram a Taikyoku Shodan, as Heians e Tekki Shodan com a aplicação do bunkai a cargo de vários instrutores da JKA-Portugal.

Nas graduações de Dan´s, a Kata escolhida foi a Jitte, demonstrada por Nemoto Sensei, com o apoio de António Pula Sensei, tendo sido relembrados alguns dos pontos característicos, com sejam a rotação das ancas, o equilíbrio e o Kime.
Este, foi mais um estágio bem-sucedido, onde cerca de 280 participantes (crianças e adultos oriundos de todo o país) contaram com a presença e conhecimentos de um excelente instrutor da nova geração da classe de instrutores da JKA World Federation para além de José Pacheco Shihan e António Pula Sensei, com novas metodologias de treino mas o mesmo Karate-Do ensinado e divulgado pelo Grande Mestre Masatoshi Nakayama.

Fotos do Estágio de Primavera

Associações Filiadas

ASSOCIAÇÃO SHOTOKAN KARATE-DO PORTUGAL ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ARTES MARCIAIS UNIÃO DE KARATE SHOTOKAN PORTUGAL