A JKA PORTUGAL representa uma ligação entre Associações de Karate,

que proporciona a todos os seus praticantes os princípios da Escola JKA

e o seu "know-how” técnico, adquiridos directamente no Japão.

Sensei PETÉ PACHECO (7º DAN)

José Gomes Pacheco, mais conhecido por "Peté", nasceu a 1 de Agosto de 1949, em Lisboa. Foi durante o seu 3º ano da faculdade, quando frequentava o curso de Economia, que teve o seu primeiro contacto com o Karate. Este facto alterou-lhe a vida para sempre!

Começou a prática de Karate na Casa da Mocidade, em Lisboa.

Em 1972, na companhia de dois colegas de treino, Afonso Lopes Vieira e Vilaça Pinto, projectaram a "louca viagem" ao Japão, de automóvel, passando toda a Europa e a antiga URSS. Chegando à Bélgica, foram treinar no dojo do Sensei Miyazaki, onde permaneceram algum tempo. Na sua estadia, acabaram por destruir o automóvel que os podia levar a continuar a viagem. Com a ajuda dos Karatecas locais, incluindo o conhecido Sensei Sergio Gneo, arranjaram trabalho para juntar dinheiro e conseguir comprar a passagem a área para o seu destino, o Japão.

Chegaram ao Japão e foram recebidos no Hoitsugan pelo Sensei Nakayama. Apesar de terem chegado ao extremo oriente sem falarem japonês, o Sensei Peté permaneceu até 1975, onde entre vários episódios, treinou nos dojos do Sensei's Nakayama, Kanazawa, e na sede da JKA, obtendo ainda a graduação de 2º Dan. Durante esta estadia, em 1972, obteve o 2º lugar em Kumite Individual nos Campeonatos de Shinjuku - Tóquio.

Regressou a Portugal e foi sócio-fundador da ASKP- Associação Shotokan Karate Do Portugal. No entanto, em 1977, decide voltar novamente ao Japão, onde a convite do Sensei Nakayama, frequentou o difícil curso da Japan Karate Association. Apesar da dureza e de todo o sacrifício mental e físico que o curso exigia, o Sensei Peté conclui o curso, permanecendo três anos em Tóquio. No ano de 1979 graduou-se com o 3º Dan, e em 1980, integra a equipa de Tóquio que venceu o campeonato do Japão.

O Sensei Peté tornou-se uma das principais figuras do Karate nacional e europeu, onde para além de ter sido seleccionador nacional na FNK-P, formou-se com um dos principais árbitros europeus e mundiais da ESKA e JKA. Em 1995, juntamente com o Sensei António Pula e Paulo Álvaro, funda a JKA-Portugal.

Em 2005 é graduado com o 7º Dan, na JKA em Tóquio, e em 2006 obtém licença para realizar exames de graduação em Portugal até ao 3º Dan.

Em 2008 classifica-se como examinador A da JKA, e é convidado para pertencer ao Shihan-Kai (Conselho de instrutores) da JKA, honra concedida a pouquíssimos ocidentais.

Sensei Peté na sede da JKA, em Tóquio, durante o exame de graduação. Sentado à esquerda - Shihan Sugiura, à direita - Sensei Ueki - Tóquio 2005.

"É de uma grande honra, receber o conhecimento de quem dedicou uma vida inteira à prática do Karate, sendo um exemplo de persistência e de sacrifício na conquista daquilo porque lutou."

É através de toda a experiência de uma vida de Karate transmitida pelo Sensei Peté e pelo Conselho Técnico que dirige, que a ASKP se pode orgulhar de ter ao seu alcance o mais alto rigor técnico. 

Quem tem o privilégio de o poder acompanhar não consegue ficar indiferente pois, ele transmite os seus valiosos princípios de uma forma natural. Cada treino é uma surpresa e no final de cada sessão todos se sentem enriquecidos e com vontade de aprender mais.

Reconhecido por todos como uma referência nacional, teve sempre a preocupação de transmitir os seus conhecimentos aos seus alunos, razão pela qual formou alguns dos mais importantes instrutores do nosso país.

CURRICULUM VITAE

1949
» Nasce em Lisboa

1969
» Inicia KARATE na Casa da Mocidade em Lisboa

1972-75
» Treina no Japão - Na sede da JKA e nos Dojos dos Senseis NAKAYAMA e KANAZAWA

1973
» Graduado com 1º Dan JKA na sede da JKA Tóquio
» Obtem o 2º Lugar em Kumite Individual nos Campeonatos de Shinjuku - Tóquio

1974
» Graduado com o 2º Dan JKA na sede da JKA em Tóquio

1975
» Regresso a Portugal

» Fundação da Associação Shotokan Karate Do Portugal - ASKP

1975~1977
» Ensino na ASKP no Liceu Pedro Nunes

1977~1980
» 3 anos de Treino no Japão na Classe de instrutores da JKA

1979
» Graduado com 3º Dan na sede da JKA em Tóquio

1980
» Integra a equipa de Tóquio e alcança o 1º Lugar de Kumite Equipa nos Campeonatos do Japão

1980
» Instrutor Chefe da ASKP
» Ensino do Karate a todos os escalões Etários.
» Participa em estágios Internacionais (Londres) com vários senseis Japoneses.

1987
» Graduado com o 4º Dan JKA em Londres

1990
» Classificado como Arbitro B da European Shotokan Karatedo Association (ESKA) eArbitro-chefe da Liga Portuguesa de Karate Shotokan (LPKS).

1991
» Graduado com 5º Dan JKA em Lisboa

1994
» Selecionador Nacional da Federação Nacional de Karatedo Portugal - FNK-P

1995
» Classificado como Arbitro A da ESKA
» Funda a JKA PORTUGAL

1996
» Graduado com 6º Dan JKA no Japão, Osaka
» Participa na organização dos campeonatos europeus em Loures, ESKA96

1998~2000
» Director do Departamento de Selecção da FNK-P

2001
» Classificação B de Instrutor JKA

2004
» Obtêm a licença de examinador em Portugal para 1º e 2º Dan JKA

2002
» Classificação de Examinador B e arbitro A

2005
» Graduado com 7º Dan JKA, Japão, Tóquio
» Obtem a licença de Examinador em Portugal para 1º e 2º Dan JKA.

2006
» Obtem a licença de examinador em Portugal para 3º Dan JKA

2008
» Classifica-se como examinador A da JKA e é convidado para integrar o Shihan-Kai da JKA.


2012
» Grau 4 da Cédula de Treinador de Desporto (karate) Grau 4