A JKA PORTUGAL representa uma ligação entre Associações de Karate,

que proporciona a todos os seus praticantes os princípios da Escola JKA

e o seu "know-how” técnico, adquiridos directamente no Japão.

Estágio de Outono 2018

Participação no Campeonato da Europa JKA

Mais uma participação da JKA Portugal no Campeonato da Europa da JKA, desta vez na Sérvia com uma equipa de 5 praticantes e o treinador Pedro Carreiro.

Parabéns a todos pela dedicação e disponibilidade para participar em mais um evento internacional.

Oss!

Estágio de Primavera 2018

O Estágio de Primavera da JKA-Portugal realizou-se durante os dias 16, 17 e 18 de Março de 2018 em Lisboa, tendo como convidado especial Keisuke Nemoto Sensei, 5ºDan JKA HQ, instrutor permanente no Honbu Dojo em Tóquio.
O 1ºDia foi dedicado ao habitual treino de instrutores no Hoitsugan Dojo em Lisboa, com a participação de mais de 30 instrutores.

Ao nível do Kihon, foram treinadas várias técnicas (Chudan Choku-zuki, Jodan Kizamizuki-Chudan Gyakuzuki, Chudan Shuto Uke e o Maegeri) demonstradas pelo Nemoto Sensei com a referência e a chamada de atenção para os pontos importantes durante a execução de cada técnica, a postura, a rotação das ancas, o foco e o Kime. Ainda, foram abordados pontos específicos nas posições zenkutsu dachi e kokutsu dachi durante o deslocamento.
O Kihon Ippon Kumite (ataques – Jodan, Chudan e Maegeri e as respectivas defesas) foi demonstrado pelo Nemoto Sensei com as diversas correções e pontos importantes que caracterizam este tipo de Kumite, o qual é efetuado nas competições do escalão pré-infantil e infantil, bem com nos exames de qualificação internacional da JKA World Federation de instrutor e examinador.

A Bassai Dai foi a Kata escolhida para a fase final do treino com a revisão dos pontos característicos.
No 2ºDia foi efetuado Kihon, de acordo com as várias graduações, com a especial atenção para os pormenores na sua correcta execução e abordados vários tipos de Kumite, onde foram focados os pontos para treino (distância, timing, foco, kime e zanshin).

O Torneio de Katas (eliminatórias) realizou-se para os escalões dos 6 aos 13 anos onde participaram cerca de 80 crianças com o programa de Katas (Taikyoku Shodan, Heian Shodan, Heian Nidan, Heian Sandan, Heian Yondan e Heian Godan) que puderam ser livremente escolhidas pelos praticantes para apresentação.
Participaram cerca de 20 árbitros com a qualificação JKA.

Treino variado e dinâmico para as crianças sob a direção do Nemoto Sensei.

Na parte da tarde, realizaram-se os exames de graduação e de qualificação internacional.
GRADUAÇÕES DAN JKA
1ºDAN – 4 candidatos
2ºDAN – 2 candidatos
3ºDAN – 2 candidatos
QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL JKA
Instrutor D – 6 candidatos
Examinador D – 1 candidato
Todos os candidatos tiveram aprovação nos respectivos exames.

No 3ºDia realizaram-se as finais do torneio de Katas, com a entrega dos certificados a todos os lugares do pódio, na presença do Nemoto Sensei, José Pacheco Shihan e António Pula Sensei.

Os fundamentos técnicos da Kata estiveram a cargo do José Pacheco Shihan onde foram abordados vários pontos comuns nas técnicas como sejam a postura, a rotação das ancas, o esticar da perna de trás, o hikite, o foco, a execução dos movimentos lentos e rápidos, o Kime e a respiração, com exemplos práticos nas Katas.
Nas graduações de Kyu´s, as Katas praticadas foram a Taikyoku Shodan, as Heians e Tekki Shodan com a aplicação do bunkai a cargo de vários instrutores da JKA-Portugal.

Nas graduações de Dan´s, a Kata escolhida foi a Jitte, demonstrada por Nemoto Sensei, com o apoio de António Pula Sensei, tendo sido relembrados alguns dos pontos característicos, com sejam a rotação das ancas, o equilíbrio e o Kime.
Este, foi mais um estágio bem-sucedido, onde cerca de 280 participantes (crianças e adultos oriundos de todo o país) contaram com a presença e conhecimentos de um excelente instrutor da nova geração da classe de instrutores da JKA World Federation para além de José Pacheco Shihan e António Pula Sensei, com novas metodologias de treino mas o mesmo Karate-Do ensinado e divulgado pelo Grande Mestre Masatoshi Nakayama.

Fotos do Estágio de Primavera

Torneio de Katas JKA Portugal 2018

Apresentamos as classificações finais relativo ao Torneio de katas integrado no estágio de Primavera da JKA Portugal 2018.

Ver classificação

Page 1 of 13