A JKA PORTUGAL representa uma ligação entre Associações de Karate,

que proporciona a todos os seus praticantes os princípios da Escola JKA

e o seu "know-how” técnico, adquiridos directamente no Japão.

Bushido

O caminho do Guerreiro

"Há que ganhar sem se bater!" - BUSHIDO | O código de honra de Samurai |

Bushido foi o código de conduta samurai no Japão durante séculos. Com base firme sobre os ensinamentos do Zen, Bushido foi destinado a ajudar o mestre samurai na sua natureza e a entender a sua mente e o universo por experiência directa, bem como através do fomento da força, auto-controle e sabedoria.

Bushido é baseado em sete princípios essenciais:

 

1.   seigi : A decisão correcta e rectidão
2.   yuki : Bravura e heroísmo
3.   jin: Compaixão e benevolência com tudo
4.   reigi : Cortesia e acção acertada
5.   makoto: Veracidade e absoluta sinceridade
6.   meiyo: Honra e glória
7.
  chugi: Devoção e lealdade
     

 

O espírito Marcial e a coragem, foram, naturalmente, aspectos essenciais do Bushido. Mas para os samurais, o Bushido é um objectivo maior que era a completa virtude no pensamento e acção. Cada samurai era seguido numa cuidadosa concepção, educado num regime de cerimónia e etiqueta destinada a promover essa virtude.

Com ênfase nesta forma prescrita, Bushido ajudou o samurai a harmonizar a mente com corpo, que lhes permita manter uma certa calma ou heijoshin (literalmente, "mente quotidiana ordinária"), mesmo diante das dificuldades. Sinceridade, bondade, honestidade, piedade filial e honra faziam parte do cerne do Bushido. Elas foram as sementes a partir do qual a tradição karatê cresceu. Esses atributos, e da sabedoria, da compreensão e da resistência pacífica que promovem, são alguns dos maiores benefícios do karate. Eles também estão entre os maiores dons do Japão para o mundo.